Tecnologia do Blogger.
RSS

Definição de fanfarra

Vamos ver algumas definições de fanfarra

1. Fanfarra é uma palavra de origem oriental. Sua origem remete à designação de uma peça musical militar, curta e intensa, executada por instrumentos – tais como trombetas, trompas, clarins, tambores – de origem árabe, cujo uso, introduzido na Espanha, estendeu-se para o resto da Europa.

2. No dicionário Grove, a consulta ao verbete fanfarra, há a afirmação de que a raiz da palavra fanfarra – Fanfa – remonta ao espanhol do século XV, apesar de os etmologistas acreditarem que é uma palavra onomatopaica. Confirmando a origem oriental, no Grove, afirma-se que fanfarra pode derivar do árabe anfár (trombetas), o que me leva a perguntar se esta palavra – anfár – não poderia ela própria ser uma onomatopéia. Ainda segundo o Grove, a palavra fanfarra é registrada pela primeira vez, em 1546, no idioma francês e, posteriomente, em 1605, no inglês.A princípio, apenas instrumentos de bocal eram utilizados na Fanfarra, posteriormente, foi introduzida a percussão e alguns instrumentos com chaves ou palheta.

No Grove, ainda são apresentadas cinco definições para fanfarra.

· Na primeira delas, afirma-se que a fanfarra consiste em um naipe de metais, freqüentemente acompanhado de percussão, distinguindo-a dos sinais militares no uso e no caráter. E ressalta-se que, embora inicialmente o termo tenha sido utilizado para nomear um instrumento de metal ou um naipe deles, anteriormente, o termo fanfarra pode ter sido usado para denominar um sinal da caça.

· Na segunda definição, registra-se ser uma passagem curta executada em destaque pelo(s) metal(ais) durante um trabalho ou uma peça de orquestra.

· Na terceira definição desse dicionário, menciona-se um sinal dado na caça ao início da perseguição ou após a morte do animal, quando os cães recebem sua parte do animal (trata-se de um costume exclusivamente francês).

· Na quarta definição, o leitor é remetido ao significado dado no século XIX, na França e na Itália, a uma banda — militar ou civil —, constituída na sua maior parte ou inteiramente de instrumentos de metal.

· Finalmente, na quinta e última definição: no discurso coloquial alemão, fanfarra é um termo mal apropriado para Fanfarentrompete, uma trombeta natural moderna, construída geralmente em Eb (Mi Bemol).


É dificil querer definir fanfarra, existem várias definiçoes. Há algumas diferenças no istrumental, existe diferentes fanfarras:
  • Fanfarras Simples

Existem dois tipos fanfarra simples tradicional e fanfarra simples marcial

Fanfarra Simples Tradicional:

a) Instrumentos melódicos característicos: cornetas e cornetões lisos de qualquer tonalidade, sem utilização de recursos, como gatilho;

b) Instrumentos de percussão: bombos, tambores, prato a dois, prato suspenso e caixa clara.

Fanfarra Simples Marcial:

a) Instrumentos melódicos característicos: trompetes naturais agudos e graves(cornetas), todos lisos (sem válvulas) de qualquer tonalidade ou formão, sendo facultada a utilização de recursos como gatilho;

b) Instrumentos de percussão: bombos, tambores, prato a dois, prato suspenso e caixa clara.

  • Fanfarras com Válvula:

    a) Instrumentos melódicos característicos: trompetes naturais (cornetas) agudos e graves com uma válvula de qualquer tonalidade ou formato;

    b) Instrumentos de percussão: bombos, tambores, prato a dois, prato suspenso, caixa clara.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Fanfarra

Oi pessoal
A partir de hoje colocarei aqui meus trabalhos com fanfarra também.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS