Tecnologia do Blogger.
RSS

Lei 11.769

Agosto de 2011. Esse é o prazo que as escolas têm para se adaptar e incluir na grade curricular a disciplina de música.

A lei 11.769 sancionada em 18 de agosto de 2008 fala que música deve ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, ou seja, pode ser incluída dentro da matéria de artes.

A lei também não deixa claro se todas as séries são obrigadas a terem a disciplina de Música, e também não diz quantas aulas semanais. Segundo a presidente nacional da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), Magali Kleber, cada secretaria está preenchendo esta lacuna do seu jeito. "Isso revela uma riqueza de que como é possível ter vários projetos pedagógicos para o ensino de música.” afirma.

A disciplina de música não é para formar músicos profissionais, mas de acordo com o MEC, é recomendado os cantos cívicos nacionais, sons de instrumentos de orquestra, que os alunos aprendam cantos, ritmos, danças e sons de instrumentos regionais e folclóricos para, assim, conhecer a diversidade cultural do Brasil além das noções básicas de música, como parâmetros do som.

““ É muito complicado impor um conteúdo programático obrigatório para as aulas de música, quando a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) nº 9294/96 privilegia a flexibilidade do ensino", diz Sonia Albano, diretora regional da Associação Brasileira de Ensino Musical (ABEM), para quem o mais importante seria trabalhar a coordenação motora, o senso rítmico e melódico, o pulso interno, a voz, o movimento corporal, a percepção, a notação musical sob bases sensibilizadoras, além de um repertório que atinja os universos erudito, folclórico e popular.”

Revistar Abril 15/02/2011

Falta apenas cinco meses, e a procura de professores de música está cada vez mais difícil. Não temos profissionais suficientes para atender toda essa demanda. Talvez seja preciso uma extensão desse prazo porque as escolas brasileiras ainda não estão conseguindo se adaptar.

O professor de arte, formado em educação artística poderá aplicar as aulas de dança, artes e teatro, mas não música, por isso a complicação na hora de adaptar a escola na disciplina de música.

Em suma, a lei está ai e o que falta é profissional, e se não nos qualificarmos, cada vez mais irá entrar pessoas não preparadas para ocupar nossos lugares.

Vamos nos informar, hoje temos algumas universidades dando cursos de capacitação, licenciatura até mesmo na modalidade à distância. Não vamos perder tempo!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Formatura




Para encerrar o ano letivo e se despedir dos alunos que deixam a escola municpal e vão para a estadual, fizemos um grande festa.
Os alunos apresentaram o Musical "Casa de Brinquedo" - Toquinho.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Educantos


Projeto realizado em 30 e 31 de agosto de 2010, com todas as escolas municipais que possui oficina de música.


As crianças contagiaram o teatro Municipal, cantando um pout pourri do grupo Roupa Nova. Foi um momento único na vida de cada um e uma experiência maravilhosa.
Terminamos com todas as crianças cantando "We are the World" - Michael Jackson






  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Desfile Fanfarra


Aniversário da cidade de Assis, e a fanfarra saiu pela primeira vez com Profª Maria Alice, foi lindo, e os pequenos fizeram sucesso na Av. Rui Barbosa.



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bandinha com Sucata

Nessa atividade realizamos uma bandinha com sucata. Os alunos montaram sem a interferência da professora, já que durante todo o bimestre realizamos pesquisas a respeito de instrumentos recicláveis.
A atividade foi divertidíssima, e todos os instrumentos foram os alunos que montaram, e terminamos a ativiada tocando e cantando a música "Ora Bolas" - Palavra cantada, divido em naipes como instrumentos grave/agudo e percussão corporal.







O aluno com seu "PAUFONE", nome dado pelo próprio aluno, após montar o instrumento, "Coloquei os pauzinhos do mais grosso para o mais fino, assim vai dar para fazer uma escala com notas musicais, e o nome será paufone"(Fala do aluno para a professora)




Outros instrumentos, como pedaço de telha formou as "TECOS", cabos de vassouras formou as "CLAVA", pedaços de gravetos formou os "GRECOS-GRECOS"





Pegamos alguns instrumentos da bandinha rítimica para compor o naipe dos graves.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Olá...mais uma aula nossa...devido as férias poucas crianças, mas a aula foi divertidíssima...
O tema da nossa aula foi "REI CAPITÃO, SOLDADO LADRÃO!".
Acho que todos conhecem essa música.A principio pegamos apenas a primeira frase, trabalhamos em cima de um ostinato ritimico.



Depois deixei as crianças se divertirem no piano desde que seguissem a ritimica, poderia tocar do jeito que quizessem, com um dedo apertando apenas uma tecla, ou tocando várias te clas ao mesmo tempo, era para eles tocarem do jeito que quizerem.Depois trabalhar a mesma frase com um intervalo de 2ª maior e depois coloquei uma 3ª maior. Foi muito divertida a aula!!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Jogo dos cartões

Um cartão significa silêncio. Você escolhe se o cartão tera desenho ou não. Costumo colocar desenho nos cartões para as crianças irem acostumando com a grafia convencional.
No cartão do silêncio você desenha a pausa de um tempo, em um dos cartões você desenha uma semínima, isso vai significar uma palma, ou um estalo, ou o som que você combinar com a sua turma desde que dura um tempo, e em outro cartão você desenha duas semicolcheia, que representa duas palmas ou outro som. Trabalhe primeiro com o professor mostrando os cartões, trabalhe alto/baixo rápido/devagar grave/agudo, entre outros. Trabalhe também com regência, deixe as crianças regerem.
Sugiro que os cartões sejam feitos de EVA.


download cartões

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS